Tudo sobre Empreendedorismo na Enfermagem [GUIA COMPLETO]

Você já pensou em ter seu próprio negócio como Enfermeiro?

Sim, essa é uma possibilidade considerada nova na área e pouco falada, tanto na própria formação do profissional como na sociedade em si.

Quantos enfermeiros você conhece que tem seus próprios negócios? Poucos ou nenhum, aposto.

Mas estamos mudando isso e o empreendedorismo na enfermagem tem um potencial gigantesco pela frente, e essa é só a ponta do iceberg, tem muito a explorar nesse mercado e deixa eu te contar um segredo: Quem chegar primeiro vai sentar na janela das oportunidades!

Escrevemos esse guia completo para nortear você quanto a essa possibilidade, e também mostrar que é possível sim empreender na enfermagem, ser muito bem remunerado por isso e alcançar a tão sonhada satisfação profissional.

O profissional de enfermagem tem em suas atribuições várias características que o tornam um potencial empreendedor. Infelizmente isso não foi explorado ao longo do tempo, por isso ainda hoje é visto como um enigma o fato da enfermagem empreender.

Existem centenas de possibilidades para empreender na enfermagem, mas algumas já ganham notoriedade e já estão bem desenvolvidas, principalmente aqui no Brasil.

Aqui vão algumas opções e possibilidades para você que deseja empreender:

Home Care

O home care é um modelo de negócio com atendimento domiciliar, onde o enfermeiro ou sua equipe de cuidadores, vai até o domicílio do cliente para prestar assistência, que pode ser contínua ou imediata.

Você pode prestar serviços de cuidados para idosos em domicílio, oferecer plantões avulsos e assistência pós-operatória.

Esse é um modelo já validado no Brasil, com diversas empresas do ramo, e muitas (pasmem) criadas por profissionais que não são da enfermagem.

É aí que percebemos que a cultura empreendedora não foi difundida na área, e quando não ocupamos o devido espaço disponível, outros profissionais aproveitam essa oportunidade e espaço ocioso.

Mas voltando, o home care já faz sucesso no Brasil, e conta hoje com diversas empresas, profissionais e franquias especializadas, que proporcionam a ampliação da oportunidade de empreender na área com serviços diferenciados.

Você que prefere correr “menos riscos”, pode conhecer uma franquia e comprar sua unidade, aplicando em sua cidade com todos os protocolos padronizados, é só investir, montar a unidade e faturar. Todo esse processo é feito pela própria empresa franqueadora, ou seja, dona da franquia. Você não se preocupa com nada, apenas investe e sai trabalhando.

Consultórios e Clínicas

Com a regulamentação de 2018 pelo COFEN, os consultórios e clínicas de enfermagem passaram a se tornar uma realidade para a profissão.

Embora não existam ainda muitos negócios como esses, pela recente regulamentação do conselho, já existem enfermeiros que têm seus próprios consultórios e clínicas de enfermagem no Brasil.

Aqui são oferecidos serviços diretamente ligados a competências e atribuições do enfermeiro, podendo ser trabalhada em vários públicos-alvo (idosos, crianças, pessoas com uma doença específica).

Alguns deles são: consulta de enfermagem, passagem de sondas, realização e tratamento de curativos, assistência direta, prevenção e monitorização de pacientes.

Nesse modelo você pode ter seu espaço físico (consultório ou clínica), que precisa estar cadastrado junto ao conselho regional do seu estado.

LEIA A REGULAMENTAÇÃO E FICHAS DE CADASTRO DE CONSULTÓRIOS/CLÍNICAS

Consultorias Especializadas

Se você é especialista em uma área específica, essa é a possibilidade para você empreender de forma inteligente e com potencial de trazer muito resultado.

As consultorias especializadas são nada menos que uma solução de problemas em determinada área, para um determinado público.

Por exemplo, você pode ter uma consultoria de amamentação para mamães que desejam amamentar com saúde e segurança, sem problemas decorrentes de má condução desse processo.

Em uma consultoria como essa, você elencaria os problemas e anseios da sua cliente em relação a amamentação, apresentaria um plano de ação para resolver esses problemas, e instruiria quanto à correta condução desse processo natural.

Como a pega correta, meios para evitar a mastite e orientações gerais, além da assistência direta a essa cliente com seu bebê.

Esse é só um exemplo de consultoria especializada.

Esse é um modelo que pode ser replicado em praticamente todas as áreas, e vai depender do público que você quer trabalhar, da sua área de atuação e que deseja desempenhar sua função, e principalmente, a necessidade desse público que você pretende atender.

Como Iniciar um Negócio?

Além de uma boa ideia de negócio, você também precisa de um excelente planejamento para dar certo.

Para isso se faz necessário desenvolver algumas habilidades e características, que todo empreendedor deve ter para crescer gradualmente seu empreendimento e principalmente saber lidar com os problemas que IRÃO aparecer.

O primeiro passo é ter seu modelo de negócio claro, e para isso você precisa de um plano de negócio.

Calma, parece um bicho de 7 cabeças, mas não é. E para facilitar nós desenvolvemos uma ferramenta GRATUITA para realizar seu plano de negócio completo, para baixar é só clicar no botão abaixo. 🙂

Além disso, é muito importante você ter alinhado algumas áreas que você terá que ter conhecimento e que usará direta e indiretamente para trabalhar no seu negócio, essas são as principais:

  • Gestão
  • Vendas
  • Marketing
  • Liderança

Em um artigo futuro, vamos falar sobre cada uma dessas características, mas se você quiser saber mais sobre cada uma delas, vá até o nosso instagram @enfempreendedora que lá tem vários posts falando sobre isso.

Como iniciar do zero?

Iniciar do zero empreendendo na enfermagem não é nada fácil. Mas pode ser simples se você saber exatamente os primeiros passos que precisa realizar para chegar no seu negócio como resultado.

Não é fácil, nunca foi e nunca vai ser.

Mas é um processo que você precisa passar para evoluir como profissional, aprender as habilidades necessárias para ter um negócio próprio, e principalmente fazer com que sua empresa cresça gradualmente com resultados.

Pensando nisso, nós escrevemos um Ebook sobre os primeiros passos que você precisa tomar, para abrir seu próprio negócio na enfermagem de forma inteligente e com resultado.

Nele selecionamos algumas ferramentas que vão te auxiliar para tirar a sua ideia do papel e entrar em ação.

Para conferir essa oportunidade é só clicar no botão abaixo:

Empreender na enfermagem não é um caminho fácil, mas é uma opção viável e totalmente possível, que te poderá te trazer liberdade, mais tempo de qualidade e principalmente resultados financeiros.

Se você quer ser um bom empreendedor precisa entender que ter um negócio é baseado na tentativa e no erro.

O seu grande objetivo precisa ser conseguir um SIM em meio a muitos NÃOS, e com isso, ajudar as pessoas com seu trabalho e serviço de qualidade com propósito.